botão play OUÇA AO VIVO

notícias

Chega a hora da colheita do pêssego em Pelotas

quarta-feira | 05-12-2018

Abertura oficial da Colheita estimula a popularização da fruta, através da disponibilidade de acesso ao público urbano. A expectativa é de uma safra de 30 toneladas – Foto: Paulo Lanzetta

 

EMBRAPA – No domingo, 2 de dezembro, aconteceu a Festa Municipal do Pêssego, no Rincão da Caneleira, 8º distrito de Pelotas (trevo de acesso ao município de Morro Redondo, à direita), onde será realizada oficialmente a abertura da Colheita do Pêssego. A programação se iniciou às 9h e se estendeu até às 19h.

Dentro das atividades programadas serão realizadas Mateada, abertura da colheita e apresentação de grupos tradicionalistas, almoço dançante, concurso do pêssego, show de Luiz Marenco e encerramento com a banda Por do Sol. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Prefeitura Municipal de Pelotas, Emater/RS-Ascar e Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS).

Participação da Embrapa na Festa
A Embrapa se dedica a pesquisa da fruticultura de clima temperado há mais de 80 anos, contribuindo com a entrega de novas cultivares à região e para o país. Nesta edição da Festa, além das inúmeras variedades de pêssego desenvolvidas pelo trabalho do melhoramento genético da cultura, será apresentada durante a Festa do Pêssego as variedades, uma de mesa, a BRS Sonata, e uma para a indústria, a BRS Jaspe para que o público interessado na cultura conheça as suas características e técnicas de manejo. Irá também realizar o tradicional concurso de qualidade da fruta e uma exposição fotográfica sobre a cultura do pessegueiro. O evento vai contar com venda da fruta in natura e derivados, atrações artísticas e culturais, concurso da melhor fruta e bancas com artesanato.

O pêssego envolve cerca de 600 produtores – 1/3 dos agricultores da zona rural local –, e ocupa três mil hectares de terras. É esperada a colheita de 30 mil toneladas na safra 2018/2019.

Quinzena do Pêssego
A safra é marcada também pela realização da 5ª edição da Quinzena do Pêssego, que acontece de 24 de novembro a 9 de dezembro – uma semana antes e uma depois – da Festa Municipal,  com o objetivo de estimular o consumo da produção pela população, além da comercialização do pêssego, com preços promocionais, em feiras nos bairros e Centro de Pelotas, uma forma de popularização da cultura.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Top Notícias

Cepea

BM&F