botão play OUÇA AO VIVO

notícias

Fórum discute erradicação da fome a partir do desperdício de alimentos

terça-feira | 13-03-2018

Acontecerá em Sorocaba (SP), nos dias 20 e 21 de março, a primeira edição do FARM – Fórum de Ação e Recursos para o Município, o maior Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional do mundo.

O FARM é um fórum com forte impacto social, que tem objetivos múltiplos, que vão desde melhorar a quantidade de alimentos e qualidade na produção local, incentivando as boas práticas, até a implantação de Banco de Alimentos, uma ferramenta importantíssima para a erradicação da fome, uma ação praticamente inexistente no Brasil

Idealizado a partir da união de profissionais como o engenheiro agrônomo e professor Ubaldino Dantas, ex-diretor da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), da tecnóloga em Gestão Ambiental Meire Matos e do agente de segurança alimentar e nutricional José Ribas, criadores da CEAB (Cooperativa Educacional Ação Brasil), aliados ao publicitário Marcus Manfredi, da EnjoyBM Marketing, e ao especialista em eventos Matheus Oliveira, da Smart Eventos, o FARM será realizado em todo o Brasil, em diversas etapas que acontecerão ao longo de dois anos.

“A ideia é alcançar todos os municípios brasileiros, envolvendo as autoridades municipais – prefeitos, vice-prefeitos, secretários de abastecimento e agricultura, vereadores e primeiras-damas –, produtores rurais de grande e pequeno portes; cooperativas e sindicatos; distribuidores de alimentos; restaurantes; ongs e, também, a sociedade, que é a maior beneficiada com os projetos apresentados e, posteriormente, colocados em prática”, explica o professor Ubaldino Dantas.

O FARM trará muito conhecimento aos participantes, principalmente no que tange à Segurança Alimentar e Nutricional da região. Por isso, ele será realizado gradativamente, abrangendo determinados municípios, até que se alcance todo o Brasil. “A etapa de Sorocaba abrange 79 municípios e terá palestras voltadas ao público desta região, de maneira que se possa aproveitar o conteúdo em benefício de melhorias locais, dentro dos conceitos de sustentabilidade. Por isso, é tão importante que as prefeituras se mobilizem para participar e que a sociedade cobre essa presença de seus governantes. Não dá para permitir que, num país como o Brasil, haja pessoas passando fome ou necessidade enquanto se desperdiçam R$ 7,1 bilhões em comida ao ano”, diz Marcus Manfredi, publicitário e também idealizador do FARM.

Fonte: Envolverde

Top Notícias

Cepea

BM&F