botão play OUÇA AO VIVO

notícias

Mountains 2018 tem resumos aprovados de 29 países

quinta-feira | 08-11-2018

– Foto: Embrapa

 

EMBRAPA – Para a edição deste ano do Mountains, evento internacional sobre agricultura de montanha que será realizado em dezembro em Nova Friburgo (RJ), foram selecionados 211 resumos para apresentação na II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanhas, programada para os dias 13 e 14 de dezembro. Há representantes de 29 países, de todos os continentes, sendo que o Brasil é o campeão de resumos aprovados, com 112, seguido por China (22), Índia e Chile (10 cada), Argentina (8) e Portugal (4). Também foram selecionados resumos de países como Alemanha, Áustria, Grécia, Itália, Reino Unido, Suíça, Irã, Cazaquistão, Bangladesh, Marrocos, Etiópia, Gana, Austrália, Equador, Colômbia, Guatemala, Porto Rico e Estados Unidos, entre outros.

Todos os resumos inscritos passaram por uma avaliação de qualidade e pertinência das pesquisas, feita pelos coordenadores dos simpósios. Ao todo são 24 temas, que vão desde agricultura de montanha e agroecologia, passando por resiliência e adaptação às mudanças climáticas, até turismo rural, sustentabilidade e gerenciamento de áreas montanhosas florestais. A lista completa com o título de todos os resumos pode ser acessada aqui.

Um dos resumos aprovados é o da japonesa Aya Okada, que tem como título Reorganização comunitária para o desenvolvimento sustentável de comunidade rural montanhosa: um estudo de caso em Toyota, Japão. O estudo analisa as principais características do modelo de revitalização da comunidade e o processo evolutivo de seu desenvolvimento e implementação, examinando seus efeitos sociais e econômicos.

Da Universidade de Atenas, na Grécia, o pesquisador Dimitris Kaliampakos apresentará o resumo intitulado Pesquisa e educação nas montanhas da Grécia. O autor mostra que uma base científica robusta é um pré-requisito para o rejuvenescimento e desenvolvimento sustentável de áreas montanhosas.

Dentre os resumos brasileiros, um deles é do pesquisador da Embrapa Agrobiologia Renato Linhares de Assis, intitulado Estratégias de políticas públicas para a fortalecimento da agricultura familiar nos ambientes de montanhas de Barão de Cocais – Brasil. O trabalho é resultado de uma parceria entre ele e a pesquisadora Rejane Beatriz Mendes, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Eles desenvolveram o resumo objetivando a compreensão dos ambientes de montanha de Cocais (no município mineiro de Barão de Cocais), as estratégias produtivas e as formas de trabalho dos agricultores familiares, além da sua relação com políticas públicas para o setor rural, no contexto de disputa por trabalhadores com a atividade de mineração, principal atividade econômica local.

Sobre o Mountains

O Mountains 2018 abrange o III Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha, nos dias 10 e 11 de dezembro, e a II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanhas, nos dias 13 e 14 do mesmo mês. Na quarta-feira, dia 12, a programação envolve uma série de excursões técnicas, com visitas a propriedades rurais e áreas de proteção ambiental, com olhares voltados a diversas temáticas. Estima-se um público superior a 200 participantes, oriundos de diversos países.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Top Notícias

Cepea

BM&F