botão play OUÇA AO VIVO

notícias

Personalidades e instituições são homenageadas com a Medalha Mário Martinez

quinta-feira | 08-11-2018

– Foto: Marcos La Falce

 

EMBRAPA – A quarta edição da Medalha Mário Luiz Martinez fez parte das celebrações de aniversário da Embrapa Gado de Leite. Os agraciados deste ano foram: o pesquisador Nilson Milagres Teixeira (in memorian), como Destaque Embrapa; o professor da UFLA, Marcos Neves Pereira, como destaque do Sistema Nacional de Pesquisa Agropécuária e o proprietário das Fazendas do Basa, Evandro Carmo Guimarães, na categoria Destaque da cadeia Produtiva. “São homenageados que honram a memória de Martinez e a mantêm viva”, afirmou o chefe-geral, Paulo Martins.

Em seu discurso, Paulo Martins, falou sobre os critérios utilizados na escolha dos agraciados. Ele destacou a importância do pesquisador Nilson Milagres Teixeira, falecido em julho deste ano, pelo seu importante trabalho na reestruturação dos campos experimentais, no empenho pela transferência da sede da Embrapa Gado de Leite de Coronel Pacheco (MG) para Juiz de Fora (MG), grantindo melhor estrutura de trabalho,pela aproximação com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “Ele foi melhorista não só de gado Holandês, mas de pessoas e da própria Embrapa”, justificou.

Sobre Marcos Neves, Martins falou sobre a relevância da presença dele no sistema superior de ensino, pesquisa e extensão para a frutífera parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com a Embrapa. “Além do mais é um transformador, um professor, que faz história sem aparecer”, disse, O chefe-geral apontou Evandro Guimarães como um forte e importante aliado em defesa da pesquisa pública e do futuro do produtor rural brasileiro. Ele lembrou também da importância de Evandro como incentivador da criação do programa Globo Rural, quando era diretor nas Organizações Globo, “um processo de comunicação que é responsável por parte do sucesso da Embrapa”, frisou.

Evandro Guimarães falou em nome dos agraciados com a honraria. Ele iniciou agradecendo a todos os empregados da Embrapa por ajudarem a fazer a revolução agropecuária que o Brasil produziu nessas pouco mais de quatro décadas. Ele apontou três fatores primordiais que ligam os três homenageados: conhecimento, produtividade e democracia. “O conhecimento significa o preparo, a inteligência e a ousadia. Sem produtividade não há desenvolvimento, qualquer que seja a área. E não há conhecimento, o que promove a produtividade, sem a democracia, ou seja, sem a disseminação igualitária das informações. E todo esse processo a Embrapa faz muito bem e os homenageados de hoje contribuem”, ressaltou.

Os filhos e netos de Nilson Milagres compareceram à solenidade para receber a medalha em nome do pai. A viúva de Mário Luiz Martinez, Ivente Martinez, também foi homenageada no evento.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Top Notícias

Cepea

BM&F