botão play OUÇA AO VIVO

notícias

Plantio de árvores recupera áreas em assentamentos no sudeste do Pará

quinta-feira | 11-04-2019

Mudas de castanheira-do-brasil – Foto: Ronaldo Rosa

 

EMBRAPA – Cerca de mil mudas de espécies arbóreas e frutíferas são plantadas em duas áreas de assentamento no Sudeste Paraense para recuperação de áreas de preservação permanente (APP). A ação é coordenada pela Embrapa e aconteceu do dia 27 a 29/03 em Marabá e Itupiranga.

Em Itupiranga, a área fica no assentamento Mamuí e em Marabá, no assentamento 26 de Março dentro do campus do IFPA Marabá Rural. A restauração florestal produtiva de áreas de preservação permanente e áreas de reserva legal é o objetivo do Projeto Inovaflora, vinculado ao Fundo Amazônia. De acordo a pesquisadora Michelliny Bentes, o plantio de espécies de interesse econômico nas áreas ao mesmo tempo que promove a adequação ambiental da propriedade rural à legislação, gera benefícios (segurança alimentar e renda) ao produtor e valoriza sua área.

O preparo das áreas  foi realizado em fevereiro deste ano e agora técnicos, agricultores e pesquisadores vão realizar o plantio de 500 mudas de 23 espécies, sendo 13 nativas – como andiroba, cumaru, jatobá -, 10 exóticas e mais 500 mudas de açaizeiro. Os locais serão Unidades de Referência Tecnológicas (URTs) com foco na restauração produtiva de APPs.

O plantio de espécies frutíferas, como cacau e açaí, para a recuperação de parte do lote é o maior interesse do agricultor Elias, morador do assentamento Mamuí, em Itupiranga. A atividade principal da família é a produção de leite, mas a necessidade de adequação ambiental da propriedade o levou a ser parceiro do projeto na região. “Para aquele produtor que tem o desejo de recuperar sua área, esse trabalho vem contribuir muito, vem tornar possível esse desejo”, afirma o produtor.

A pesquisadora Michelliny Bentes ressalta ainda que um dos desafios do projeto é a conscientização sobre a necessidade de recuperar áreas de acordo com a legislação. Para isso, o projeto realiza uma agenda de capacitação continuada e a troca de experiências e conhecimentos, que partem do diálogo entre os especialistas da Embrapa, instituições parceiras e os agricultores da região. O trabalho tem o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura de Marabá e Itupiranga, Emater e do IFPA Marabá.

Fundo Amazônia

O projeto InovaFlora é um dos 19 projetos em fase de execução que compõem o Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia, operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um dos princípios do Fundo é a convergência de ações do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal – PPCDAM e dos Planos Estaduais de Prevenção e Combate ao Desmatamento em áreas prioritárias de ação governamental.
A Embrapa e parceiros atuam em todos os estados da Amazônia Legal com o objetivo de reduzir o desmatamento e promover a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais, a partir do fortalecimento da agricultura familiar da região.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Top Notícias

Cepea

BM&F