botão play OUÇA AO VIVO

notícias

Vitivinicultura brasileira ganha edição especial na revista francesa Territoires du Vin

quarta-feira | 05-12-2018

Rosa Medeiros(UFRGS), Jocelyne Pérard (Cátedra Unesco Cultura e Tradições do Vinho), Adeliano Cargnin (Embrapa Uva e Vinho) e Odacir Graciolli(UCS) realizaram a abertura do evento. – Foto: Viviane Zanella

 

EMBRAPA – A renomada revista especializada francesa Territoires du vin (Territórios do Vinho) dedicou a sua nona edição exclusivamente à vitivinicultura brasileira. O lançamento oficial em avant-première aconteceu na manhã desta sexta-feira,30 de novembro, com a presença da presidente da Chaire Unesco “Culture et traditions du vin” (Cátedra Unesco “Cultura e Tradições do Vinho”), Jocelyne Pérard, entidade que, em parceria com a Maison des Sciences de l’Homme, de Dijon, é responsável pela publicação. O evento aconteceu na sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

“A razão de sucesso da Cátedra Unesco é a sua filosofia de valorizar a cultura e o patrimônio da uva e do vinho e de divulgar o mais amplamente possível essas informações. Sendo uma ferramenta de união entre os pesquisadores de todo o mundo,  a qual foi prontamente aceita pelos participantes brasileiros desde o início”, destacou Jocelyne. Em especial ela salientou a longa e frutífera parceria com a Embrapa Uva e Vinho, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de Caxias do Sul. Segundo ela, esse é um dos fatores que fizeram o Brasil ser o primeiro país fora da Europa a receber uma edição especial da Revista, tendo os anteriores apresentado a Itália  e a Espanha.

Jocelyne também fez uma menção à evolução da vitivinicultura brasileira e especialmente sobre as Indicações Geográficas de vinhos.“O trabalho que vocês vêm desenvolvendo com as Indicações Geográficas vai fazer com que vocês entrem para a  história do Brasil e também vai colocar o Brasil no mesmo grau de importância de vários países vitivinícolas do mundo”,  destacou ela, se referindo à equipe de diferentes instituições que é capitaneada pelo pesquisador Jorge Tonietto (saiba mais aqui).

“É um importante espaço conquistado pelo vinho brasileiro,  através desta janela para o mundo,  via Chaire Unesco, que reúne uma grande rede de instituições do mundo vitivinícola”, avalia o pesquisador Jorge Tonietto, da Embrapa Uva e Vinho. Ele e as professoras Ivanira Falcade, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), e Rosa Medeiros, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foram os responsáveis pela coordenação deste número  da revista dedicada ao Brasil.

edição brasileira da Revista Territórios do Vinho é formada por treze artigos, elaborados por 31 pesquisadores de diferentes instituições, divididos em quatro seções: O Vinho no Brasil; Novos territórios do vinho – do temperado ao tropical; Indicações Geográficas, tecnologia e identidade dos vinhos finos tranquilos e espumantes brasileiros; e Brasil – uma viticultura diversa.

Os artigos abordam temas atuais da diversidade brasileira no universo do vinho, incluindo abordagens inéditas, como a história do direito do vinho,  cultura e patrimônio do vinho e o crescente enoturismo no país.  A publicação aprofunda o diagnóstico de cinco novas regiões vitivinícolas produtoras de vinhos finos, localizadas em climas que vão do temperado ao tropical. Apresenta as qualidades e tipicidades dos vinhos de diferentes regiões, bem como faz uma caracterização do nível tecnológico da indústria vinícola, mostrando também os avanços obtidos na estruturação de indicações geográficas de vinhos brasileiros.

Segundo os coordenadores, a publicação priorizou a diversidade do vinho brasileiro, focando as diferentes regiões produtoras, apresentando a originalidade, a diversidade e a qualidade da produção. Pela especificidade  do Brasil, o tema das uvas de mesa e dos sucos de uva também fazem parte da obra. “Sem dúvida será um marco com alcance internacional para evidenciar o patrimônio cultural, a ciência, a tecnologia e a inovação vitivinícola do país”, pontua Tonietto.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Top Notícias

Cepea

BM&F